Como transformar os colaboradores do seu salão de beleza em uma máquina de vendas
Muitos profissionais da beleza são verdadeiros artistas ao dominarem as mais variadas técnicas de penteado, maquiagem e outros recursos de embelezamento. A técnica apurada, o conhecimento correto acerca dos produtos utilizados e o cuidado com o que faz são apenas alguns dos requisitos que fazem um profissional ser reconhecido e o salão de beleza obter êxito financeiro.
No entanto, atualmente, além da técnica, é pertinente que manicures, depiladores, cabeleireiros e demais profissionais que atuam no ramo da beleza, tenham também bons conhecimentos sobre técnicas de vendas.
O salão de beleza como um empreendimento
Um salão de beleza é um negócio que, para obter o lucro almejado, necessita ser bem administrado. Nesse contexto, aumentar vendas do salão de beleza se mostram relevantes, pois como em qualquer outro empreendimento, as técnicas de venda e persuasão são de suma importância para fidelizar clientes e, consequentemente, assegurar bastante êxito financeiro.
Para isso, é importante que a equipe que integre o salão de beleza seja treinada para efetuar vendas do serviço oferecido e também de produtos. Graças a um incentivo em vendas, é possível, por exemplo, convencer uma cliente que foi ao salão apenas para mudar o penteado, também pintar as unhas. Além disso, diante de uma boa técnica de venda, é possível também vender para as clientes produtos cosméticos que podem ser utilizados em casa. Ou seja, no ramo da beleza, saber vender também é um requisito para que o empreendimento tenha os lucros tão desejados.
Aumentar vendas do salão de beleza é um procedimento que deve ser feito com calma, pois a insistência para vender um serviço ou um produto pode, em alguns casos, deixar os clientes desconfortáveis. Uma das alternativas, nesse caso, é investir em cursos e treinamentos especializados para a arte da venda.
Nesse contexto, é importante também conversar com a equipe a respeito de como abordar o cliente e, até mesmo, as ações empreendidas pelos concorrentes.
O atendimento de qualidade e técnicas de vendas
Assim como em qualquer negócio, o atendimento bem-feito é uma maneira de fisgar novos clientes e também de fidelizar quem já é freguês. Saber vender de forma persuasiva, mas sem ser impertinente, faz parte da cartilha do bom atendimento.
Durante o atendimento, por exemplo, há a oportunidade de abordar o cliente oferecendo para ele um serviço ou um produto. É nesse contexto também que o profissional tem a possibilidade de orientar o cliente a como utilizar determinado produto de beleza em casa, citando modos de lavar, maneira correta de usar, entre outros tópicos importantes. Dessa maneira, é possível manter um elo e comprometimento com o cliente.
Uma das maneiras de ser persuasivo sem parecer incomodar o cliente é saber utilizar os termos e palavras corretas para conquistar a atenção do comprador. O gestual e também o tom de voz são elementos importantes para uma venda bem-sucedida. Tais técnicas podem ser aprendidas em cursos e treinamentos.
Portanto, o ato de aumentar vendas do salão de beleza é possível e, ao mesmo tempo, é essencial para que o empreendimento tenha o tão desejado sucesso.
E aí, ficou convencido que, mais do que ser expert nas técnicas, os profissionais do salão de beleza podem ajudar muito nas vendas? Então, continue sempre se informando, buscando novas dicas no blog da Physis Professional e faça excelentes negócios!